quarta-feira, 15 de agosto de 2012



Conhece-te a ti mesmo?                      ( Frase que inspirou Sócrates)


Quando dizemos que conhecemos alguém, fazemos isso baseado nas características dessa pessoa, os olhos, o rosto, cor de cabelo, por suposto que fisicamente sempre tem alguém que lembra outro alguém.
Mas, como sabemos que conhecemos uma pessoa mesmo?
Por conviver longo tempo com ela?
Por saber as preferencias dela, a cor que ela mais gosta, o tipo de roupa, o estilo de vida, seu berço?
Será que esses requisitos são o suficiente para dizermos que conhecemos tal pessoa?
Na minha opinião, todos os quesitos à cima não nos assegura dizer que conhecemos uma pessoa.
Partindo de um principio que cada individuo tem suas características e vivencias pessoais, isto nos isenta de ter o titulo de doutor sobre a vida de qualquer pessoa.
Sócrates toma  por inspiração a inscrição ( conhece-te a ti mesmo ) para desenvolver sua filosofia chamando a atenção para que olhemos para o nosso interior, deixando assim o mundo exterior e sua efêmera vaidade.
Baseando-me nesse dito, se o individuo voltando-se para si mesmo, tenha a obrigação de conhecer a si mesmo, acredito ser um caminho doloroso ou prazeroso dependendo do ponto de vista e empenho, levando a um trabalho artesanal, e quando podemos dizer que concluímos  esse processo?
Quanto mesmo durará esse mesmo incurso dentro de nosso profundo e as vezes inacessível interior, já que a cada dia nos superamos e o que queríamos hoje, deixamos de querer amanhã, e o que negamos no  agora é o desejo que arde por um querer.
Quem se atreveria dizer que me conhece bem?
Se nem  mesmo  conclui a prova de me conhecer?
O que pensava ser ontem, hoje tomo coragem e digo: Não sou mais, e me surpreendo. São os altos e baixos de nossa persona, aquele que não admite seus erros e fracassos, não se deu ao trabalho de ao menos apreciar o ser humano que habita dentro de sua alma.
Perder tempo com o achismo no foco de seu semelhante, não te dá o titulo de doutor, conhecedor do ser humano, por isso não perca mais tempo, conheça-te a ti mesmo!  E encontre um caminho que leve a um acesso de Felicidade.


(Luciene Gimenes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário